O corte e vinco nada mais é do que uma série de lâminas dobradas e fixadas em uma madeira. Estas lâminas são afiadas nos locais onde deverão cortar e ficam sem afiação onde existirão as dobras no material.
A confecção delas é manual, de modo bem primitivo. O molde (folha impressa) é fixado sobre a madeira e com um martelinho fixa-se a lâmina, dobrando-a onde for necessário. O trabalho é totalmente artesanal.
Perceba que o processo exige grande habilidade manual e a faca precisa ficar totalmente plana para funcionar perfeitamente.
Na maioria das gráficas ainda se usa esse processo, mas novas tecnologias estão abolindo o uso das facas, como você verá adiante.
Processo Tradicional de Corte e Vinco
Basicamente, é utilizada uma máquina tipográfica comum ou especialmente feita para este fim. Posteriormente, acopla-se a faca na máquina, e, uma a uma, as folhas são coladas no batente correto, realizando o corte do material.
As impressoras tipográficas devem ser adaptadas retirando-se o sistema de tintas pois, dependendo da complexidade da faca, podem não aguentar o trabalho. As máquinas especialmente construídas para o corte e vinco conseguem realizar qualquer demanda.
Também existem as máquinas planas simples, que são bastante utilizadas por pequenas empresas. Neste processo, a faca e o material a ser cortado passam por dois rolos de contrapressão.
Facas de Corte e Vinco
No processo de corte e vinco, como citamos anteriormente, são utilizados dois principais elementos: a matriz, que chamamos de faca e a própria máquina de corte e vinco.
A faca é composta em sua maior parte por madeira, sendo a responsável por sustentar as lâminas. A máquina de corte e vinco é o local onde a faca será fixada e, posteriormente, as folhas serão colocadas.
Plotter de Recorte x Corte e Vinco
Um plotter de recorte custa aproximadamente o mesmo que máquinas de corte e vinco. Além disso, o router presente nessas máquinas sai por preços aproximados ao das máquinas de corte e vinco profissionais.
A grande diferença está nas grandes tiragens, onde o custo da faca fica diluído na quantidade cortada e o tempo de corte é apenas o da batida da máquina (alguns segundos).
Nas tiragens pequenas, o plotter de recorte leva vantagem em custo e tempo (fazer uma faca complexa é um trabalho bastante demorado).